Ansiedade [como lidar?]
Primeiro, vamos conversar sobre a ansiedade social e depois vamos falar da ansiedade de forma geral, no fim das contas a ansiedade sempre será a mesma coisa, pensamentos distorcidos sobre nós e nosso futuro, vamos aprender como reverter essa situação e vamos colocar nossa imaginação pra trabalhar a nosso favor e não contra nós!
O origem da ansiedade social, timidez é a insegurança, é uma visão distorcida de si mesmo, quando não conseguimos enxergar o nosso valor, nosso potencial, nos sentimos inseguros e tememos o que os outros podem pensar sobre nós. Se eu sei quem sou, nada do que digam ou pensem ao meu respeito poderá me afetar, precisamos nos lembrar de que o os outros fazem ou dizem só no afetará se permitirmos.
Eu lutei contra timidez boa parte da minha vida, tenho vencido a cada dia, a verdade é que na maioria das vezes as pessoas não estão pensando mal de nós [vc fica lembrando do que alguém falou com vc, se não foi algo que o ofendeu provavelmente não!]. O tímido acha que as pessoas gastam tempo pensando nas "possíveis" bobeiras que ele fez ou falou, mas isso não acontece!
Essa timidez normalmente tem relação com o ambiente em que nós crescemos, por isso, temos que cuidar das crianças, elas precisam sentir-se seguras para errar, atualmente, penso que a melhor qualidade que uma pessoa por ter é não ter medo de errar, entender que a vida é uma constante tentativa e erro é formula do sucesso, errar faz parte do aprendizado, isso vai ser a primeira coisa que vou ensinar pro meus filhos.
Se damos importância demais para os nossos erros, gastamos nossa energia de forma inútil, não devemos nos levar tão a sério, fazer piada das situações difíceis que passamos tem o poder de mudar nossos sentimentos, isso nos dá coragem pra continuar, errar faz parte de aprender! O nosso foco deve ser aprender com o erro, extrair dele tudo o que ele tem pra nos ensinar.
Outro ponto crucial é saber bem quem nós somos, quem estamos nos tornando, quais são nossos valores, quem vc é? O que é importante de verdade pra vc? Não importa a dificuldade que vc esteja enfrentando, é possível sair do lugar em que vc está e se transformar dia a dia na pessoa que vc deseja tornar-se.
Mas como fazer isso? Separe um tempo pra descobrir o que vc realmente valoriza, imagine-se praticando as atitudes dessa pessoa valorosa, antes de dormir e ao acordar, repita pra vc mesmo quem vc é [aquela pessoa que imagina ser a melhor versão de vc mesmo].
Eu, por exemplo, imagino-me uma pessoa de sucesso em tudo o que faz, persistente, se ainda não realizei algo é simplesmente uma questão de tempo, aprendo tudo o que me proponho a aprender, sou calma, humilde, carinhosa, meiga, bem humorada, inteligente [encontro a melhor forma, a forma mais fácil de fazer as coisas, a forma mais criativa e divertida], todos que se relacionam comigo sentem-se felizes, amados e gosto muito de fazer as pessoas sorrirem.
Precisamos perceber que nosso desejo nunca poderá vencer nossa imaginação, como assim? Se eu desejo passar no concurso, por exemplo, preciso de me ver calma fazendo a prova, evoluindo em meus estudos, superando minhas dificuldades. A imaginação SEMPRE vence o desejo! Estou aprendendo isso agora, estudo pra concurso há um bom tempo, inicialmente, estava cheia de confiança, expectativa de que iria dar tudo certo, mas vieram as reprovações e a minha autoconfiança despareceu. A ansiedade tomou conta, apesar de eu me esforçar muito, não conseguia me ver passando no concurso.
Mas não tem jeito, eu sou dessas pessoas, que da mesma forma que vc, não consegue desistir e se o que está faltando pra mim é usar mais minha imaginação para o bem, é isso o que eu vou fazer! Agora estou criando rotinas de pensamentos, antes de dormir, ao acordar, no decorrer do dia... Imaginando o que eu quero, não adianta eu querer passar no concurso e imaginar que vou fracassar, isso gera ansiedade, que luta contra o meu desejo, aliás, a ansiedade é como se fosse um programa que roda na nossa mente desnecessariamente impedindo que vivamos o agora com toda nossa capacidade.
Enfim, pra recordar: "A imaginação sempre vence!" Daqui pra frente, vamos usar nossa imaginação a nosso favor!
Luma Pavan
Parabéns pelo texto, Luma!
ResponderExcluirAcompanho seus comentários no TEC. Me senti representado em quase tudo que foi escrito.
Grande abraço
Que coisa boa saber disso, Cabrivis!!! Outro abraço pra vc! =D
Excluir