Como criar/manter o hábito de fazer exercícios físicos?
Se vc quer começar a exercitar-se e não está conseguindo vou dar umas ideias pra ajudar a criar e manter o hábito!
Vamos começar com os prós e contras de fazer exercício, fique à vontade pra acrescentar mais aos comentários! Essa parte é fundamental, pq naquele dia que vc estiver exausto vai lembrar pq decidiu começar e vai fazer cansado msm!
|
Prós |
Contras |
|
Previne doenças, maior longevidade |
Gastar tempo |
|
Ajuda no controle emocional [ansiedade, autoestima] |
Sujar roupa |
|
Controle do peso |
Gastar dinheiro |
|
Maior resistência física |
Dá trabalho |
O paradoxo do cansaço [vc está cansado demais para treinar, mas só está cansado demais pq não treina]
Cresci treinando Judô e Jiujitsu, meu corpo é acostumado com muito exercício, mas tentei parar de me exercitar pra ganhar tempo, meu corpo sentiu falta, percebi pq fiquei muito cansada e estressada. Talvez o cansaço que vc sente tenha relação com o sedentarismo e vc nem perceba, afinal, se vc está cansado faz sentido exercitar-se pra cansar mais?
Mas não funciona assim, nosso corpo se acostuma com a necessidade, se vc treinar pesado, ensina pro seu corpo que ele precisa evoluir, pq do jeito que ele está não dá!
Funciona assim: Treino pesado = Dor + Recuperação = Evolução. [parece a vida do concurseiro]
Como criar o hábito?
Eu colocaria uma meta de me exercitar sempre antes/depois de alguma coisa que já faço todos os dias, um gatilho pra criar o hábito. [Eu me exercito antes de tomar um banho, todos dias +- no mesmo horário quando já estou bem cansada de estudar, aí depois do banho estou novinha pra recomeçar os estudos]
Quebrando em pequenas metas
Se tiver 3h/semana = 180 minutos [divida em umas 5x de 35 minutos] - Tempo indicado pela OMS pra evitar doença cardíaca.
Se tiver 1h/semana = 60 minutos [divida em umas 3x de 20 minutos]
Enfim, pegou a ideia, né? O que importa é fazer, TEM QUE TER PLANO A, B... A vida da gente é uma constante adaptação! Como diria @LeandroTwin "Pra quem ia fazer nada, metade é o dobro!"
E fique tranquilo, no começo é difícil msm, então não fique chateado se falhar um dia, depois entra no modo automático! Não precisa ser perfeito, só precisa ser feito! Esse é o segredo pra manter qualquer hábito, não tente ser perfeito, jamais seremos!
Que tipo de exercício? Vou dar uma ideia pra vc perceber que pode ser muito mais simples do que vc imagina!
Quer treinar em casa, sem equipamento? Agachamento [já é um baita cárdio] + flexão = treinou praticamente tudo! NÃO FAÇA ANTES de APRENDER a EXECUÇÃO pra não se machucar! Gosto muito do @LeandroTwin, ele fala de tudo [dieta, exercício com equipamento, sem equipamento e até sobre como montar academia em casa sem gastar muito]. Tudo de graça no youtube!
Vantagens de montar uma academia em casa
Por causa da pandemia montamos uma academia bem simples em casa, pra mim, vale muito a pena, a academia se pagou [valor de mensalidade] em 1 ano. Fora o tempo que economizo por não precisar sair de casa, o conforto de treinar com qualquer roupa hahaha, mas nem todo mundo gosta de treinar em casa. O que importa msm é fazer do jeito que fique melhor pra vc!
Eu faço meu exercício cardiorrespiratório em uma bicicleta de spinning [dica do Twin!] e ainda coloco meu ANKI em dia enquanto pedalo [gatilhos ON].
Então, é isso aí, pessoal, agora vai!!!
Luma Pavan
Comentários
Postar um comentário